O primeiro livro de Moisés, capítulo 7: A história da Criação com explicações

1. Então o Senhor disse a Noé: “Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração.
Verso: Deus chamou Noé para o novo estado espiritual para protegê-lo da influência do mal.
Justificativa: "Deus disse a Noé" simboliza a orientação divina. "Entra na arca, tu e toda a tua casa" significa entrar em um novo estado espiritual, que é um símbolo de um refúgio seguro do mal. "Pois você vi justo diante de mim nesta geração" refere-se ao estilo de vida justo de Noé e sua fé, que o tornam diferente da sociedade ao seu redor.

2. Leve com você sete casais de cada espécie de animal puro, um macho e uma fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, um macho e uma fêmea,
Verso: As boas inclinações do homem devem ser fortalecidas, enquanto as más devem ser contidas.
Justificativa: "De todos os animais puros, você levará sete pares, macho e fêmea" simboliza a completa purificação e fortalecimento das boas inclinações. "Mas dos animais impuros, você levará um par, macho e fêmea" significa que as inclinações más devem ser contidas para que não se espalhem.

3. e também sete casais de cada espécie de ave, um macho e uma fêmea, para que se conservem as espécies em toda a terra.
Verso: Há também um equilíbrio entre o bem e o mal no mundo espiritual.
Justificativa: "Também das aves dos céus, você levará sete pares, macho e fêmea, para preservar sua espécie viva por toda a terra" simboliza que mesmo na realidade espiritual, é necessário manter o equilíbrio entre o bem e o mal.

4. Daqui a sete dias farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites, e farei desaparecer da face da terra todos os seres vivos que fiz”.
Verso: Haverá um período em que o mal será provado e purificado.
Justificativa: "Pois em sete dias farei chover sobre a terra por quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da face da terra todo ser vivente que criei" simboliza um período de mal durante o qual ocorrerá a purificação espiritual.

5. E Noé fez tudo como o Senhor lhe tinha ordenado.
Verso: O homem deve confiar em Deus e seguir Sua orientação.
Justificativa: "E Noé fez tudo o que o Senhor lhe ordenou" simboliza a confiança na orientação divina e obediência ao Seu plano.

6. Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do dilúvio vieram sobre a terra.
Verso: Começa um novo período no desenvolvimento espiritual da humanidade.
Justificativa: "Noé tinha seiscentos anos quando o dilúvio veio sobre a terra" simboliza o início de uma nova fase na evolução espiritual da humanidade.

7. Noé, seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos entraram na arca por causa das águas do dilúvio.
Verso: Noé entra na arca buscando refúgio da influência do mal.
Justificativa: "Então Noé entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, para escapar das águas do dilúvio" simboliza a entrada em um espaço seguro que protege do mal.

8. Casais de animais puros e impuros, de aves e de todos os seres que se movem rente ao chão,
9. vieram a Noé e entraram na arca, como Deus tinha ordenado a Noé.
Verso: Noé, junto com sua família e os animais, encontra refúgio na arca, o que simboliza a entrada no novo estado espiritual e a proteção dos diferentes anseios e desejos.
Justificativa: "Dos animais puros e dos animais impuros, das aves e de tudo o que rasteja sobre a terra, dois de cada espécie entraram na arca com Noé, macho e fêmea, como Deus havia ordenado a Noé." simboliza que no novo estado espiritual deve haver espaço tanto para as boas quanto para as más inclinações, para que possam ser equilibradas.

10. E depois dos sete dias, as águas do dilúvio vieram sobre a terra.
Verso: Após um certo período de tempo, começa o período do "dilúvio" do mal.
Justificativa: "Depois de sete dias, as águas do dilúvio vieram sobre a terra" simboliza o início de um período de mal, que marca o início de um tempo de provações difíceis.

11. No dia dezessete do segundo mês do ano seiscentos da vida de Noé, todos os mananciais das profundezas estouraram e as comportas do céu se abriram.
Verso: Começa um período em que a natureza má da humanidade é provada e purificada.
Justificativa: "No ano seiscentos da vida de Noé, no segundo mês, no dia dezessete do mês, naquele dia todas as fontes do grande abismo se romperam" simboliza que é hora de se libertar da influência do mal e iniciar a purificação espiritual. Neste contexto, "as fontes do grande abismo" significam as fontes de maus desejos e erros.

12. E a chuva caiu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.
Verso: A influência de Deus permeia o mundo.
Justificativa: "E as janelas dos céus se abriram. E a chuva caiu sobre a terra por quarenta dias e quarenta noites" simboliza a contínua influência e presença de Deus no mundo, mesmo quando o mal parece dominar.

13. Naquele mesmo dia Noé e seus filhos Sem, Cam e Jafé, juntamente com sua mulher e as mulheres de seus três filhos, entraram na arca.
Verso: A pessoa que vive de acordo com os princípios espirituais encontra refúgio do mal.
Justificativa: "Naquele mesmo dia, Noé entrou na arca, e Sem, e Cão, e Jafé, os filhos de Noé, e a mulher de Noé, e as três mulheres de seus filhos com eles" simboliza que, vivendo de acordo com os princípios espirituais e acreditando em Deus, uma pessoa pode encontrar refúgio da influência do mal.

14. Com eles entraram todos os animais de acordo com as suas espécies, todos os rebanhos de acordo com as suas espécies, todos os animais que rastejam pelo chão de acordo com as suas espécies e todas as aves de acordo com as suas espécies, tudo o que tem asas.
15. Casais de todas as criaturas que tinham fôlego de vida vieram a Noé e entraram na arca.
Verso: Noé, junto com sua família e os animais, encontra refúgio na arca do "dilúvio" do mal, o que simboliza a proteção dos diferentes níveis de compreensão espiritual e de toda a criação.
Justificação: "Eles, e todos os animais segundo as suas espécies, todo o gado segundo as suas espécies, todos os répteis que rastejam sobre a terra, segundo as suas espécies, todas as aves segundo as suas espécies, todas as criaturas aladas. E entraram na arca com Noé, dois a dois de toda a carne em que havia fôlego de vida. E os que entraram, macho e fêmea de toda a carne, entraram, como Deus lhe ordenara" reafirma que no novo estado espiritual deve haver espaço tanto para as boas quanto para as más inclinações, bem como para os diferentes níveis de compreensão espiritual, para que possam ser equilibrados e protegidos do mal.

16. Os animais que entraram foram um macho e uma fêmea de cada ser vivo, conforme Deus ordenara a Noé. Então o Senhor fechou a porta.
Verso: Deus fechou a entrada do mal para o novo estado espiritual.
Justificativa: "E o Senhor o fechou por dentro" simboliza a segurança e a proteção no novo estado espiritual.

17. Durante quarenta dias a chuva caiu sobre a terra, e as águas aumentaram e elevaram a arca acima da terra.
18. As águas subiram e aumentaram muito na terra, e a arca flutuava na superfície das águas.
Verso: A influência do mal cresceu e ameaçou o estado espiritual.
Justificativa: "E o dilúvio durou quarenta dias sobre a terra; as águas aumentaram e se elevaram muito sobre a terra, de modo que a arca flutuava sobre a água." "E as águas continuaram a aumentar e ficar mais fortes na terra, e a arca flutuava na superfície das águas" simboliza o crescente poder do mal que ameaçava o novo estado espiritual.

19. As águas dominavam cada vez mais a terra, e foram cobertos todos os altos montes debaixo do céu.
20. As águas subiram até quase sete metros acima dos montes, cobrindo-os completamente.
Verso: O poder do mal atingiu seu pico, ameaçando tudo o que é bom.
Justificativa: "As águas aumentaram muito sobre a terra; e todas as altas montanhas que estavam debaixo de todo o céu foram cobertas. As águas subiram quinze côvados acima das montanhas, e as montanhas foram cobertas." simbolizam o clímax do mal, onde tudo o que é bom é ameaçado. Até os princípios mais profundos da vida espiritual foram ameaçados.

21. Pereceram todas as criaturas que se moviam sobre a terra, tanto as aves como o gado e os animais selvagens, e todos os seres que pululavam na terra, e toda a humanidade.
22. Tudo o que havia em terra seca e tinha nas narinas o fôlego de vida morreu.
21.-Verso: O mal destrói tudo o que não está ligado à vida espiritual.
21.-Justificativa: "Tudo o que tinha fôlego de vida em suas narinas, tudo o que estava em terra seca, morreu." simboliza que o mal destrói tudo o que não está ligado à vida espiritual.

23. Foram exterminados todos os seres vivos da face da terra: tanto os homens como os animais, os seres que rastejam e as aves dos céus foram exterminados da terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca.
Verso: Somente aqueles que estavam no novo estado espiritual foram salvos da influência do mal.
Justificativa: "Assim foi destruída toda criatura que estava na superfície da terra, desde o homem até ao gado, répteis e aves dos céus; foram exterminados da terra; restaram apenas Noé e aqueles que estavam com ele na arca" simboliza que a salvação só está disponível para aqueles que estão no novo estado espiritual.

24. As águas cobriram a terra por cento e cinquenta dias.
Verso: O mal continuou a dominar o mundo exterior.
Justificativa: "E as águas prevaleceram sobre a terra por cento e cinquenta dias." simboliza a duração da influência do mal, que continua a afetar o mundo exterior, mesmo quando o estado interior do homem é renovado.
Este site apresenta uma explicação abreviada de Gênesis 1, baseada na obra "Arcana Coelestia" (1756) de Emanuel Swedenborg (1688-1772). Ele acreditava que Gênesis 1 continha mistérios celestiais e ensinamentos espirituais que não podiam ser totalmente compreendidos apenas a partir do texto literal. Swedenborg queria revelar esses significados mais profundos para ajudar as pessoas a entender melhor suas vidas e se desenvolverem espiritualmente.