-1-   -2-   -3-   -4-   -5-   -6-   -7-   -8-   -9-   -10-   -11-   -12-   -13-   -14-   -15-   -16-   -17-   -18-

12-1

Arjuna perguntou: Quem é considerado mais perfeito – aquele que sempre Te serve devidamente com fé, ou aquele que adora o não manifesto, o eterno?

Explicação: Neste verso, Arjuna deseja esclarecer quem é considerado um praticante mais perfeito de disciplina espiritual entre dois caminhos para a consciência de Deus – seja servindo a Deus como um ser personificado ou adorando o Absoluto não manifesto e sem forma. Ele pergunta qual desses adoradores está mais bem estabelecido na prática espiritual.

12-2

O Senhor Supremo de Tudo disse: Aqueles que fixam suas mentes em Minha forma pessoal e sempre Me servem com grande e transcendental fé, são os mais perfeitos a Meus olhos.

Explicação: Neste verso, Krishna responde que aqueles que, com a mais sincera fé, fixaram suas mentes em Sua forma pessoal e sempre O servem, são os mais perfeitos a Seus olhos. Aqui, a ênfase é colocada no estabelecimento de uma relação pessoal com Deus e no serviço com amor e devoção.

12-3

Mas aqueles que servem completamente o Não Manifesto, o Inconcebível, o Onipresente, o Inimaginável, o Imutável, o Imóvel e o Eterno – a compreensão impessoal do Divino.

Explicação: Neste verso, Krishna começa a responder sobre aqueles que adoram o aspecto impessoal e não manifesto do Divino. Ele descreve este caminho, enfatizando que envolve servir o Não Manifesto, que está além da percepção sensorial, é onipresente, inimaginável, imutável, imóvel e eterno.

12-4

Equilibrando todos os sentidos, sendo equânimes em todas as situações e trabalhando para o bem de todos os seres, eles finalmente Me alcançam.

Explicação: Continuando a resposta sobre os adoradores do Não Manifesto, Krishna indica que aqueles que conseguem equilibrar todos os seus sentidos, manter uma atitude equânime em todas as situações e trabalhar para o bem de todos os seres, também acabam por alcançá-Lo. Este caminho exige um alto nível de autodisciplina e paz interior.

12-5

Para aqueles cuja mente está apegada ao aspecto impessoal e não manifesto do Divino, é mais difícil obter sucesso, pois para os seres encarnados é difícil alcançar o objetivo seguindo este caminho.

Explicação: Neste verso, Krishna explica que para aqueles que estão apegados ao aspecto impessoal e não manifesto do Divino, é muito mais difícil progredir no caminho espiritual, pois para os seres encarnados é difícil alcançar esta compreensão do Absoluto impessoal e não manifesto.

12-6

Mas aqueles que Me servem, dedicando-Me todas as suas ações, envolvendo-se com devoção inabalável no serviço devocional, meditando sempre em Mim e fixando a sua mente em Mim.

Explicação: Neste verso, Krishna volta-se novamente para aqueles que O servem como Deus personificado. Ele enfatiza que aqueles que Lhe dedicam todas as suas ações, envolvem-se com devoção inabalável no serviço devocional, meditam sempre Nele e fixam Nele a sua mente, seguem um caminho mais fácil.

12-7

A eles, ó Arjuna, Eu rapidamente liberto do oceano de nascimento e morte.

Explicação: Krishna promete que aqueles que dedicaram todas as suas ações a Ele e se envolvem com devoção inabalável no serviço devocional, meditando sempre Nele e fixando Nele a sua mente, Ele rapidamente os libertará do oceano de nascimento e morte, isto é, dos sofrimentos da existência material e do ciclo de renascimentos.

12-8

Simplesmente fixe a sua mente em Mim, o Ser Divino Supremo de Todos, e absorva toda a sua inteligência em Mim. Assim, você sempre viverá em Mim, não há dúvida sobre isso.

Explicação: Neste verso, Krishna enfatiza novamente a importância de fixar a mente Nele e absorver a inteligência Nele, pois, ao fazer isso, a pessoa sempre viverá em Deus. Krishna promete que aqueles que são capazes de fazer isso sempre viverão Nele, e não há dúvida sobre isso.

12-9

Meu querido Arjuna, conquistador de riquezas, se você não consegue fixar sua mente em Mim sem se desviar, então siga os princípios reguladores da prática espiritual. Desta forma, desenvolva em si o desejo de Me alcançar.

Explicação: Neste verso, Krishna oferece uma alternativa para aqueles que não conseguem de imediato fixar completamente a sua mente Nele. Esta alternativa é seguir os princípios reguladores da prática espiritual para desenvolver gradualmente em si o desejo de alcançar Deus. Esta prática inclui orações regulares, rituais e outros exercícios espirituais.

12-10

Se você não consegue seguir os princípios da prática espiritual, então se esforce para trabalhar para Mim. Já que você trabalhará para Mim, você alcançará a perfeição.

Explicação: Neste verso, Krishna oferece outra alternativa – se a pessoa não consegue seguir os princípios da prática espiritual, ela deve se esforçar para trabalhar para Deus. Isso significa realizar as tarefas diárias com o pensamento em Deus e dedicar o seu trabalho a Ele, pois, ao dedicar o seu trabalho a Deus, a pessoa pode alcançar a perfeição espiritual. Desta forma, mesmo não seguindo rituais rigorosos, a pessoa pode alcançar a perfeição espiritual.

12-11

No entanto, se você não consegue trabalhar com consciência de Mim, então tente renunciar a todos os frutos do seu trabalho e seja autossuficiente.

Explicação: Neste verso, Krishna dá outro conselho – se a pessoa não consegue trabalhar com consciência de Deus, então ela deve tentar renunciar a todos os frutos do seu trabalho. Isso significa realizar as suas tarefas sem apego ao resultado e estar pronto para aceitar tudo o que Deus dá. Essa renúncia ajuda a desenvolver a paz interior e a ser autossuficiente. Essa ação ajuda a libertar-se do egoísmo e a desenvolver a paz interior.

12-12

Se você não consegue fazer isso, então se dedique ao cultivo do conhecimento. No entanto, melhor do que o conhecimento é a meditação, e melhor do que a meditação é a renúncia a todos os frutos do trabalho, pois, renunciando a todos os frutos do trabalho, pode-se alcançar a paz.

Explicação: Neste verso, Krishna oferece uma hierarquia no desenvolvimento espiritual, indicando que melhor do que o conhecimento é a meditação, e melhor do que a meditação é a renúncia a todos os frutos do trabalho, pois, renunciando a todos os frutos do trabalho, pode-se alcançar a paz. Se a pessoa não consegue renunciar aos frutos do trabalho, ela deve se dedicar ao cultivo do conhecimento. No entanto, a meditação é melhor do que o conhecimento, e o melhor de tudo é a renúncia a todos os frutos do trabalho, pois isso leva à verdadeira paz interior.

12-13

Aquele que não é hostil a ninguém, mas é um amigo bondoso para todos os seres vivos, que não se considera um proprietário e é livre do falso ego, que é igual tanto no sofrimento quanto na felicidade, que é tolerante.

Explicação: Neste verso, Krishna começa a enumerar as qualidades de uma pessoa que atingiu um alto nível de desenvolvimento espiritual. Essa pessoa não é hostil a ninguém, é bondosa e amigável com todos os seres vivos, não se considera um proprietário, é livre do egoísmo e é capaz de manter o equilíbrio tanto no sofrimento quanto na felicidade, e é tolerante com os outros. Ele também é tolerante com os outros.

12-14

Sempre satisfeito, ocupado no serviço devocional com determinação, cuja mente e inteligência estão fixas em Mim, aquele que assim Me serve é muito querido para Mim.

Explicação: Continuando a descrição, Krishna acrescenta que tal pessoa está sempre satisfeita, ocupada no serviço devocional com determinação, e sua mente e inteligência estão fixas em Deus, e por isso ele é muito querido por Krishna. Tal servo fiel é muito querido por Krishna.

12-15

Aquele que não perturba os outros e não é perturbado pelos outros, que é equilibrado tanto na alegria quanto na tristeza, no medo e na ansiedade, é muito querido para Mim.

Explicação: Neste verso, Krishna continua a descrever as qualidades de uma pessoa espiritualmente desenvolvida. Tal pessoa não perturba os outros com suas ações ou palavras, e ela própria não é perturbada pelas ações de outras pessoas. Ele é capaz de manter a paz em todas as situações - tanto na alegria quanto na tristeza, no medo e na ansiedade, e por isso é muito querido por Krishna. Essa pessoa é muito querida por Krishna.

12-16

Meu fiel servo que não depende do curso normal dos acontecimentos, que é puro, hábil, livre de preocupações e sofrimentos e não busca alcançar um resultado, é muito querido para Mim.

Explicação: Neste verso, Krishna acrescenta que Ele é muito querido por um servo que não depende do curso normal dos acontecimentos, é puro em seus pensamentos e ações, sabe como agir de acordo com as circunstâncias, é livre de preocupações e sofrimentos e não busca alcançar um certo resultado em suas ações, porque Ele simplesmente cumpre seu dever sem apego. Ele simplesmente cumpre seu dever sem apego.

12-17

Aquele que não se alegra, nem se entristece, nem lamenta, nem deseja, e que renunciou tanto ao bem quanto ao mal, aquele que assim Me serve é muito querido para Mim.

Explicação: Neste verso, Krishna continua a descrever as qualidades de uma pessoa espiritualmente desenvolvida. Tal pessoa não se entrega à alegria ou à tristeza, não lamenta o que foi perdido e não deseja obter algo para si. Ele renunciou tanto ao bem quanto ao mal e, portanto, é muito querido por Krishna, entendendo que tudo é vontade de Deus. Tal servo fiel é muito querido por Krishna.

12-18

Aquele que é igual para amigos e inimigos, que é indiferente à honra e à desonra, ao calor e ao frio, à felicidade e à infelicidade, à fama e à infâmia, que está sempre livre de companhia prejudicial.

Explicação: Neste verso, Krishna continua a enumerar as qualidades de uma pessoa espiritualmente desenvolvida. Tal pessoa é igual para amigos e inimigos, não é afetada pela honra e desonra, calor e frio, felicidade e infelicidade, fama e infâmia. Ele sempre evita a companhia prejudicial que possa afetar negativamente seu estado espiritual.

12-19

Sempre satisfeito e quieto, indiferente a uma moradia, que está firmemente estabelecido no conhecimento e Me serve com devoção, esse é muito querido para Mim.

Explicação: Concluindo esta enumeração, Krishna acrescenta que uma pessoa espiritualmente desenvolvida está sempre satisfeita e quieta, indiferente à sua moradia, firmemente estabelecida no conhecimento espiritual e serve a Deus com devoção, e tal pessoa é muito querida por Krishna. Essa pessoa é muito querida por Krishna.

12-20

Aqueles que seguem este caminho indestrutível do serviço devocional e se entregam completamente a Mim com fé, fazendo de Mim seu objetivo supremo, são extremamente queridos para Mim.

Explicação: Neste verso, Krishna conclui o 12º capítulo, enfatizando mais uma vez que aqueles que seguem o caminho indestrutível do serviço devocional, se entregam completamente a Ele e fazem Dele seu objetivo supremo, são extremamente queridos por Ele. Este capítulo é dedicado à explicação do caminho do serviço devocional e à descrição das qualidades de uma pessoa espiritualmente desenvolvida que segue este caminho.

-1-   -2-   -3-   -4-   -5-   -6-   -7-   -8-   -9-   -10-   -11-   -12-   -13-   -14-   -15-   -16-   -17-   -18-